quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Avelã Quais os Benefícios Para que Serve Valor Nutricional Como Usar Dietas




Emagrece, pobre em ácidos graxos, age contra o colesterol. Previne doenças cardiovasculares. Contém vitamina E, A e ácido fólico, além de cálcio e magnésio. Rica em fibra ajuda na prisão de ventre, combate o cansaço e a fadiga.

AVELÃ - Por Ana Lucia Santana, in www.infoescola.com/frutas/avela/

Avelã é muito saborosa e possui diversas propriedades nutritivas. É indicada para pessoas com diabetes, desnutrição e anemia. Previne e reduz problemas relativos à taxa de colesterol alto.

Possui vitaminas E, B2,B3 e B6, além de magnésio, potássio e ferro. É a fruta seca mais rica em cálcio, nutriente essencial para manter os dentes fortes e prevenir a osteoporose.
Ela é composta de vários nutrientes, entre eles uma porcentagem de Água, 17,4g de Proteínas, 62,6g de Gordura, 7,2g de Hidratos de Carbono, 1,3g de Minerais, 3,17g de Celulose, 0,460 mg de Vitamina B1, 0,265 mg deCaroteno, 6,0 mg de Vitamina C, 682 kcal de Calorias.
 
Seu alto teor de gorduras permite que ela seja destinada, como substância oleaginosa, com propósitos de industrialização e de alimentação. A aveleira sobrevive eficazmente nas temperaturas muito baixas, mas no período de desenvolvimento das flores devem-se evitar regiões com -10ºC. Este arbusto deve ser disseminado através de sementes de vara de videira, fixadas na terra para criar raízes, ou por renovos que aparecem nos troncos.
 
A avelã é digerida naturalmente, crua, embora deva ser bem triturada pelos dentes. Ela também é utilizada para fins gastronômicos, principalmente em doces, particularmente acrescentada ao chocolate, tornando-se, desta forma, bem saborosa; mas também em leites, manteigas, pastas de frutas, pastéis, biscoitos, entre outros produtos.
 
Esta fruta é tão rica em proteínas e gorduras que o consumo de 15 a 20 avelãs pode ocupar o espaço de uma refeição integral, embora esta troca não seja recomendada. Se forem raladas, trituradas ou moídas, podem ser mais aproveitadas, pois assim cumprem uma tarefa significativa no âmbito da nutrição, especialmente na dieta de diabéticos e de pessoas que querem emagrecer, sempre sob a orientação de um nutricionista.
 
Como a avelã traz em si igualmente a vitamina B9 ou ácido fólico, ela é prescrita para um melhor desempenho da memória, contra a pressão alta e nas anemias carenciais. Ela também é encontrada nas conhecidas barrinhas nutritivas. Somada ao mel ela resgata imediatamente as energias desperdiçadas.